terça-feira, 1 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente

Estudantes participam de caminhada em defesa do meio ambiente

Chamar atenção da sociedade para as questões ambientais. Motivados por este objetivo mais de 600 estudantes, de 50 escolas da rede estadual de ensino, ganharam as ruas de Belém, na manhã deste domingo, 30, em uma “Caminhada Verde”. A ação que teve como tema "As Mudanças Socioambientais e a Biodiversidade Amazônica", abriu a programação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 05.

Os estudantes saíram em caminhada, às 10h, da Praça Santuário, percorrendo a Avenida Nazaré até a Praça da República. Durante o percusso, fizeram a demonstração de procedimentos sustentáveis, por meio da coleta seletiva, recolhendo o lixo exposto nas ruas e praças. Eles também apresentavam placas indicando os objetos que mais agridem o meio ambiente, como o vidro, papel, plástico, metal, entre outros. Personagens das lendas amazônicas, como o Boto e a Matinta Encantada, ganharam vida durante a caminhada, sendo interpretados pelo professor Maicon Brigida e pela atriz, Maria Borges.

Os alunos Victor, de 7 anos, e Tainá, de 10, ambos da 4ª série do Centro Educacional 15 de Outubro, localizado no bairro do Coqueiro, estavam fazendo a sua parte na luta em prol do meio ambiente. “É importante que todos preservem o meio em que vivemos, para que não aconteça mais tragédias ambientais. É cuidando do meio, que vamos respirar um ar sem poluição”, alertaram os alunos.

Para o secretário de Estado de Educação, professor Luís Cavalcante, essa caminhada é o momento em que os alunos passam a conhecer, por meio das orientações dos seus professores, a importância de se preservar o meio em que vivem. “A questão ambiental tem que ser prioridade nas escolas, é um tema transversal, que deve ser discutido por todos os professores e se estender até a comunidade escolar, por meio do programa de Portas Abertas”, ressaltou.

“Dentre várias ações de preservação ambiental destaca-se as mudanças de hábitos para formação dos cidadãos paraenses, com atitudes ambientais corretas”, é o que afirma a secretária Adjunta de Ensino, Ana Lúcia Santos. “Cuidar do meio ambiente é dever de cada um e de cada uma de nós; precisamos deixar um ambiente melhor para nossos alunos, filhos e netos, para que eles encontrem um espaço sadio para viver. A caminhada tem o papel de levar à sociedade e aos alunos essa reflexão”, destacou.

É o que também defende a coordenadora de Educação Ambiental, Socorro Lopes. Ela disse que a caminhada verde vem chamar atenção para os impactos ambientais; "formar uma consciência ambiental, para que cada pessoa possa conviver no meio ambiente preservando e promovendo a qualidade de vida”.

A caminhada saiu do Centro Arquitetônico de Nazaré em direção à praça da República, onde aconteceu a apresentação de grupos de danças de escolas estaduais, teatro de fantoche e uma exposição sobre o Parque Estadual do Utinga.

Texto: Rita Martins
Ascom/Seduc

0 comentários:

brigadeirofontenelle@hotmail.com
Rua São Domingos, s/n° - Terra Firme Belém - Pará