segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Portal Escolar

O Portal Escolar é um espaço disponível na internet, coordenado e mantido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC, através de sua Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DITEC, com o apoio da Empresa Paraense de Processamento de Dados - PRODEPA, que poderá ser utilizado por educadores e educandos da rede estadual de ensino e comunidade em geral.


O ambiente está baseado em um sistema de educação a distância denominado Moodle (um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Moodle é um pacote de software utilizado para produzir e administrar cursos on-line. Ele é fornecido livremente como software livre (sob a GNU Plubic License) e está em contínuo desenvolvimento sendo projetado para suportar uma estrutura socioconstrucionista da educação.


O projeto tem como proposta a educação a distância, porém, com o avanço tecnológico presenciado nos dias de hoje, inerentes à sociedade da informação, as distâncias estão cada vez menores. Por isso, ousamos denominar o projeto de Portal Escolar: Educação sem Distância.


A DITEC, como coordenadora do projeto Portal Escolar, é responsável pela implantação do ambiente – em parceria com a PRODEPA, administração e por ministrar capacitação e esclarecimentos aos educadores para a utilização do mesmo. O projeto contará, ainda, em sua fase inicial, com o apoio dos Núcleos de Tecnologia Educacional de Belém que atuarão selecionando e capacitando os professores.

0 comentários:

brigadeirofontenelle@hotmail.com
Rua São Domingos, s/n° - Terra Firme Belém - Pará