quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um Pouco mais sobre o Fontenelle...

Por: Odilene Santos

Fundada em 1972 em pleno curso do regime militar, a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, em 29 de outubro de 2009 viveu sua primeira experiência de eleição direta para diretor, um fato histórico para fortalecimento da educação pública no Pará. Isso revela-nos a importância do Estado em transferir para a sociedade a responsabilidade de escolher através de meios democráticos seus dirigentes educacionais.

Localizada no coração de um dos bairros mais populoso de Belém, Terra Firme, a escola Fontenelle, atende mais de 2.300 alunos e conta com uma equipe de 70 professores entre Especialistas e Mestres que atuam em diferentes áreas do conhecimento.

Em sua estrutura física, conta com quadra, laboratório de informática, biblioteca, sala de multi - meios, auditório, que atualmente necessitam de revitalização e ativação para atender a comunidade escolar e local.Nesse sentido, é que a atual gestão vem lutando com muito afinco junto à Secretaria Executiva de Educação para que em tão pouco tempo esses espaços venham estar em pleno funcionamento.

A nova gestão que durante jornada de campanha e gestão identifica-se por RENOVAÇÃO, está sob a direção de Odilene Santos e vice-direção Davison Almeida, Salin Correa e Márcia Gomes, se propôs ao desafio de conduzir a escola, dentro de uma realidade adversa, seguindo a lógica real de gestão democrática, transparente, participativa e popular.

As várias ações que os novos gestores vêm desenvolvendo são concebidas a partir de uma postura democrática de educação e gestão: informação, conscientização da valorização do patrimônio, divulgação das ações realizadas na escola e participação da comunidade nas ações ali desenvolvidas, mutirão de limpeza, eleição do Conselho escolar, entre outros; significando um grande avanço na educação para o bairro, cuja primordial concepção é que todos possam participar e usufruir dessa escola. Essa parceria espontânea caracteriza a excelente aceitação dos novos gestores pela comunidade local.

Odilene Santos - Diretora.

0 comentários:

brigadeirofontenelle@hotmail.com
Rua São Domingos, s/n° - Terra Firme Belém - Pará