sábado, 2 de janeiro de 2010

Um pouco mais sobre o Conselho Escolar...



O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes da comunidade escolar e local, que tem por atribuição deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito escolar. Compete-lhe a tarefa de analisar as ações a serem empreendidas e os meios a serem utilizados para o cumprimento das finalidades da escola. O Conselho representa as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para deliberações sobre os assuntos de sua responsabilidade. Torna-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática.




QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?

Os membros do conselho escolar são os pais, professores, representantes das comunidades locais e os alunos. A direção da escola também faz parte do conselho. A maior parte do conselho escolar é composta pelos pais e representantes das comunidades. Nenhum grupo, como por exemplo, os representantes das comunidades ou professores podem perfazer um número que supere os votos do resto do conselho escolar. A única qualificação necessária para pertencer ao conselho escolar é o desejo de ajudar a escolar.


PORQUE EU GOSTARIA DE SER UM MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?

Ser membro do conselho escolar é um bom meio para que possa expressar a vossa opinião sobre assuntos importantes da escola. Se representa um grupo de pessoas, tais como os pais ou alunos, terá a oportunidade de expressar o ponto de vista destas pessoas quando as decisões são tomadas. Também terá oportunidades regulares de dar conselhos sobre assuntos que afetem a escola. Aprenderá muito sobre a escola como membro do conselho a ajudará a fazer da escola um lugar ainda melhor. Se é um dos pais de uma criança na escola, os vossos próprios filhos serão beneficiados. Estará mostrando a eles que se interessa pela sua educação e que deseja trabalhar para a escola deles.




TEREI ALGUMA RESPONSABILIDADE LEGAL?

Como membro do conselho escolar está protegido contra qualquer responsabilidade resultante de vossas tarefas desempenhadas junto ao conselho escolar.




COM QUE FREQÜÊNCIA O CONSELHO ESCOLAR SE REÚNE?

Cada conselho escolar funciona de forma diferente, mas normalmente eles se reúnem cerca de oito vezes por ano. Suas reuniões são feitas em ocasiões convenientes para os membros.




COMO POSSO TORNAR-ME MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR?

Fale com o diretor da escola ou com um dos membros do conselho. Eles poderão dar-lhe mais informações sobre os conselhos escolares em geral, sobre o vosso conselho escolar local ou sobre como tornar-se um membro do conselho escolar.


FONTE BIBLIOGRÁFICA: (Adapatado)


0 comentários:

brigadeirofontenelle@hotmail.com
Rua São Domingos, s/n° - Terra Firme Belém - Pará